Faltam 15 dias para o 6° Seminário de Marketing Político Eleitoral

Faltam 15 dias para o 6° Seminário de Marketing Político Eleitoral
Nos dias 24 e 25 de novembro, o
Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística (Inope) promoverá o 6°
Seminário de Marketing Político Eleitoral, com palestrantes renomados. O evento
tem como público-alvo pré-candidatos, políticos, assessores, coordenadores e
demais profissionais da comunicação.
O seminário será realizado no
Aipana Plaza Hotel e tem o objetivo de capacitar e habilitar os participantes
com as estratégias e táticas do marketing político e eleitoral, para que assim
possam aplicá-las de maneira eficaz durante as campanhas políticas.
O instituto já é referência no
mercado de pesquisa de opinião pública e na realização de eventos de marketing
político. Em edições anteriores, já passaram nomes como Gilberto Musto, Gisele
Meter, Marcelo Serpa e Rodrigo Gadelha.
“As pessoas que participarem do
evento já estarão à frente do adversário. O conhecimento adquirido no seminário
ajudará bastante numa campanha eleitoral. Não vejo espaço mais para campanha
amadora. Então, um conselho que eu dou é: sem informação, estudo, não vale a
pena disputar uma eleição. Hoje, a exigência de uma campanha eleitoral é muito
alta”, observa Francisco Sousa, diretor do Inope, empresa realizadora do
seminário.
Segundo ele, a equipe de campanha
e o candidato precisam estar muito aliados a várias técnicas e métodos, com
estratégias definidas, e atentos às novidades que surgem a cada eleição. “A
campanha eleitoral é muito dinâmica, muito competitiva, necessita de pessoas
capacitadas e prontas para agir em momentos de crise. Não há uma única linha
nem receita pronta. É preciso conhecimento e capacidade técnica”, frisa Sousa.
Sobre o Inope
O Instituto do Norte de Opinião
Pública tem como principal atividade a pesquisa de mercado e de opinião pública
em Boa Vista/RR, sua sede, mas realiza levantamentos em todo o país, além de
ser filiado a ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa.
Coordenado por Francisco Sousa,
cientista político, sociólogo, graduado em Gestão de Partidos Políticos e
especialista em Marketing Político e Eleitoral, possui mais de 20 anos de
experiência em pesquisa política, sendo também o proprietário do Instituto
Inope.
Para quem tem interesse no tema, as
inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site do Inope
(www.inope.com.br) ou do telefone (95) 991187245 até o dia 23 de novembro.
Programação
Dia 24 de novembro
13h - Credenciamento dos
participantes (Recebimento de crachás de identificação, bloco de anotações
personalizados e etc).
14h às 16h
- Tema: “Oratória Política: Convencer para vencer" - Duração: 2
horas
Palestrante: JÚNIOR CAMPOS - PB
Especialista em Comunicação, com
pós-graduação em Assessoria de Comunicação e em Comunicação e Marketing
Político. Experiência em mais de 20 campanhas eleitorais. É consultor em
comunicação governamental, atendendo prefeituras e câmaras municipais.
16h às 16h15 - Networking
16h15 às 18h15 - Tema: “Passo
a passo da pré-campanha” - Duração: 2 horas
Palestrante: DARLAN CAMPOS - ES
Consultor em Marketing Político,
escritor e professor. Diretor executivo da República Marketing Político. Membro
fundador do CAMP (Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político),
professor da escola de líderes RenovaBR, especialista em eleições, com
experiência em campanhas eleitorais, de sindicatos, OAB, CREA.
18h15 às 18h45 - Networking
- (coffee break)
18h45h às 20h45 - Tema: “A
importância da mensagem correta para vencer Eleições” - Duração: 2 horas
Palestrante: LEANDRO GRÔPPO - MG
Especialista em Comunicação e
Marketing Político-Eleitoral, com aperfeiçoamento na George Washington
University, pós-graduado em Gestão Pública pela Escola Nacional de
Administração Pública. Atuou como marqueteiro do governador de Minas Gerais
Romeu Zema. É sócio-diretor da STRATTEGY Comunicação & Marketing Político.
Dia 25 de novembro
8h às 10h - Tema: “Criatividade na produção de
conteúdo nas redes sociais: Copie como um marqueteiro" - Duração: 2 horas
Palestrante: LUCAS PIMENTA - SP
Jornalista, formado pela
Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em Marketing Político pela
Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Atua em São Paulo, no Grupo Folha de
S.Paulo. Recentemente, concluiu o curso Citizen Politics in America: Public
Opinion, Elections, Interest Groups, and the Media na Universidade de Harvard e
é autor da série de formações de Marketing Político “Como ganhar uma eleição
com pouco dinheiro?”
10h às 10h25 - Networking - (coffee break)
10h25 às 12h10 - Tema: “Como
alavancar mandatos e governos através de conteúdos estratégicos para redes
sociais” - Duração: 2 horas
Palestrante: RAYANE MOREIRA – CE
Jornalista, palestrante,
especialista em assessoria de comunicação, mentora, estrategista digital,
consultora de marketing político, eleitoral e digital. Mestra em Ciência
Política pela Universidade de Lisboa (Portugal), doutoranda pela Universidad de
Ciencias Empresariales y Sociales-UCES (Argentina) e diretora da
@octuscomunicacaoemkt.
12h10 às 14h - Intervalo
14h10h às 16h - Tema: “Os 7
passos do voto aplicado à inteligência artificial” - Duração: 1 hora e 50 minutos
Palestrante: WESLEY MENDONÇA – MS
Especialista em marketing
político pela Universidade de São Paulo (USP) e consultor credenciado pela
Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP). Engenheiro químico
formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), jornalista por paixão, empresário
e diretor do Grupo Agitta de Comunicações.
16h às 16h30 - Networking -
(coffee break)
16h30 às 18h30 - Tema:
“Campanha de vereador com pouco dinheiro, como fazer?” - Duração: 2 horas
Palestrante: MARCELO VITORINO – DF
É reconhecido nacionalmente como
uma das maiores referências do marketing político e eleitoral. Possui mais de
20 anos de experiência em campanhas, atuando em todas as regiões do país, nas
diversas esferas, inclusive em eleições presidenciais. Foi um dos pioneiros no
uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil.
Em campanhas municipais, tem
experiência nas principais capitais do país, como a de Gilberto Kassab para
prefeitura de São Paulo em 2008 e de Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio
de Janeiro em 2016. Em 2020, atuou na comunicação das campanhas de Emanuel
Pinheiro para prefeitura de Cuiabá, Guilherme Gazola para prefeitura de Itú
(SP), Claudomiro Gomes para prefeitura de Altamira (PA), Roberto Naves para
prefeitura de Anápolis. Em Boa Vista, foi responsável pela estratégia de
comunicação e marketing da campanha vitoriosa de Arthur Henrique para a
prefeitura.
É professor de marketing político
na ESPM e no IDP, sócio fundador da escola de marketing Academia Vitorino e
Mendonça e autor dos livros Seja Vereador e Coisas que Todo Profissional que
quer Trabalhar com Marketing Político Digital Deveria Saber.
18h30 - Encerramento do evento
Compartilhe: